Colaboradores

DEVOCIONAL, ESTUDO DE EFÉSIOS 1:11-14


Texto base:
Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Portanto, digo que nós, que fomos os primeiros a pôr a nossa esperança em Cristo, louvemos a glória de Deus. A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória. (Efésios 1:11-14 - NTLH)

Aprendendo sobre Deus:
Neste texto podemos aprender sobre o plano original de Deus, que é nos unir com Ele através de Cristo, por isso nos deu uma mensagem que proporciona a Salvação, para aquele que crer em Cristo através Dela. Aprendemos também que aqueles que crer em Cristo, Deus coloca o Espírito Santo nelas como marca de Sua propriedade, essa marca é a garantia que receberemos a promessa da libertação definitiva deste mundo.

Exemplos a serem observados:
Temos o exemplo de Paulo em esclarecer a revelação de Deus e dos não judeus que ouviram a mensagem que traz salvação e creram em Cristo.

Ações que Devo realizar:
* Que eu louve a Deus, porque:
- todas as coisas obedecerem o Seu plano e Sua decisão.
- desde o principio Ele decidiu que seriamos Seu povo.
- essa escolha se revela pela nossa união com Cristo.
- Ele não escolheu somente os judeus, mas também o não judeus para serem Dele.
- pela mensagem que traz salvação.
- pela marca de Sua propriedade, que é o Espírito Santo.
- pela garantia de que receberemos o que Ele prometeu.
- pela liberdade completa que receberemos por causa da certeza que o Espírito Santo, que habita em nós, nos dá.
* Que eu creia e me mantenha firme na promessa que Deus me faz que é a liberdade completa deste mundo.

Colaborador: MISSIONÁRIO NATAN CHAVES