Colaboradores

DEVOCIONAL, ESTUDO DE EFÉSIOS 2:11-18

Texto base:
Lembrem que vocês, os não-judeus, eram chamados de incircuncidados pelos judeus, que chamam a si mesmos de circuncidados por praticar a circuncisão. Lembrem do que vocês eram no passado. Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus. Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz. Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Pela sua morte na cruz, Cristo destruiu a inimizade que havia entre os dois povos. Por meio da cruz, ele os uniu em um só corpo e os levou de volta para Deus. Assim Cristo veio e anunciou a todos a boa notícia de paz, tanto a vocês, os não-judeus, que estavam longe de Deus, como aos judeus, que estavam perto dele. É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai. (Efésios 2:11-18 - NTLH)

Aprendendo sobre Deus:
Neste texto nós aprendemos que vivíamos longe de Deus, não pelas regras da lei de Moises, porem pela conformidade com o mundo e por isso não tínhamos esperança e não desfrutávamos das promessas que Deus fez a seu povo. Aprendemos que hoje por crermos no sacrifício de Cristo na cruz e em nossa vida de unidade com Ele, fomos trazidos para perto Dele, passamos a fazer parte de seu povo (a igreja) e pelo poder do Espírito Santo que vive em nós podemos ir até a presença do Pai.

Exemplos a serem observados:
O texto não apresenta um exemplo explicito, porem temos o exemplo do apostolo Paulo que esta ensinando sobre a vida de unidade com Cristo.

Ações que devo realizar:
* Que eu lembre que não pertencia ao povo de Deus.
* Que eu lembre que de fato eu estava afastado de Deus.
* Que eu celebre a minha participação como membro do povo de Deus.
* Que eu desfrute, das alianças e promessas de Deus.
* Que eu mantenha a minha unidade com Cristo, negando a mim mesmo.
* Que eu não crie separações dentro da igreja.
* Que eu pratique o mandamento de Cristo que é o amor.
* Que eu procure anunciar o evangelho a todas as pessoas igualmente.
* Que eu possa estar na presença do Pai com o poder e a mente do Espírito, que possui a mente de Cristo.
* Que eu não gere pensamentos que não fazem parte da mente de Deus.

Colaborador: MISSIONÁRIO NATAN CHAVES